segunda-feira, outubro 22, 2007

Primeiro Dia - Roupa Velha Reformada


Hoje é o primeiro dia do nosso Blog, Karina e Ícaro deram a sugestão, Luciano e Val deram o exemplo. Agora é a nossa vez de botar a cara, mostrar nossas viagens gastronômicas para os amigos e para o mundo.

A primeira receita que vou colocar é a "Roupa Velha Reformada", andei com esta receita na cabeça por um tempão, depois escrevi e deixei fermentando no computador. Na semana passada, a receita foi pro fogo. Eu e Sara saboreamos, num sábado a noite, esta delícia acompanhada de uma Cerveja geladíssima, na verdade, duas latinhas.

A Roupa Velha Tradicional tem várias versões, porém o básico é uma moqueca feita com sobras de carnes e com a adição de camarão seco. Minha mãe sempre fez com a sobra das carnes de feijoada e colocava batatas e eu sempre me lambuzei comendo com farinha de tapioca. Com Sara, eu aprendi uma segunda forma, ela usa resto de lombo e coloca um ovo pochê no centro que também é uma delícia.

Agora vocês podem ver a minha nova versão e as fotos.

Cozinhe em panela de pressão as seguintes carnes: 250g de carne de boi (peito), 150g de carne de fumeiro, 250g de charque e 50g de bacon em 1,5 litro de agua e temperos a gosto. Depois de cozidas, desfie as carnes e reserve o caldo do cozimento(na verdade é um caldo de carne).

Coloque as carnes numa frigideira de barro, eu usei uma frigideira para Paella, junte camarão seco sem cabeça, pedaços de inhaminho e abóbora pré-cozidos, rodelas de cebola roxa, pimentão vermelho e coentro. Adicione um pouco do caldo do cozimento das carnes mais leite de côco e dendê, leve ao fogo médio para cozinhar. Se você for um bom bahiano, coloque uma pimenta de cheiro na panela. (pode-se fazer sem leite de côco, apenas dendê).
Faça um pirãozinho com o caldo da carne e um pouco de camarão seco batido, leite de côco e dendê.
Sirva com um arroz branco e o pirão. Se quiser mais que isso, faça uma farofa de dendê.


Um comentário:

  1. Amigos, parabéns pelo blog. Com o talento maravilhoso dois dois, vão sem dúvida abrilhantar muitas mesas mundo afora. Obrigado também pelo almoço maravilhoso de hoje.

    Adriano Carôso

    ResponderExcluir