quinta-feira, dezembro 18, 2008

O que é Matambre?



Conta a lenda que os colonizadores de língua espanhola que chegaram por aqui, dispensavam essa parte da costela em suas refeições e davam-na aos escravos para “matar la hambre” (matar a fome, em espanhol). Vamos mostrar um passo-a-passo de como retirar, e preparar, esse tal Matambre do lugar onde ele se localiza na estrutura muscular do boi, “protegendo” a costela como um “air bag” fino, lateral e permanente. Ele fica colado, entre a costela e o couro do animal e é uma manta formada por tecidos fibrosos e gordura. Na hora de limpar a costela para assar inteira, deve-se também tirar o Matambre, porque seu ponto de cozimento exige ainda mais tempo para ser atingido. Se assado junto com a costela, ficará duro como sola de sapato.

Procure um bom açougueiro para separar o seu Matambre, eu busquei o irmão do meu amigo Erisvaldo que já estava acostumado com os cortes do boi feito por nossos vizinhos Argentinos e Uruguaios. Peça que limpe o Matambre das gorduras excedentes.


Matambre Recheado

Temperei a carne com sal e pimenta, coloquei no recheio, cebola, pimentão colorido e queijo.
Enrolei e amarrei, envolvi com papel celofane para churrasco e coloquei na minha Churrasqueira a Bafo mas pode assar no forno.

Você pode colocar no recheio: frios, embutidos, queijo, lingüiça desfeita, enfim, o que você quiser.
No final, você tem uma carne bem macia e saborosa!
ass. Carlos

4 comentários:

  1. parece maravilhoso vou tentar fazer

    ResponderExcluir
  2. Pela cara parece ser muito bom, vou tentar fazer, amanhã ja vou comprar o Matambre para eu me deliciar com a minha família.
    Carlos muito obrigada pelas dicas, você tem mais algumas para me mandar, se sim me envie por e-mail: susudejesus@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Pergunta idiota: isso é o que se compra como "capa de costela"?

    ResponderExcluir
  4. Parece delicioso...nunca comi assim.
    Abraços.

    ResponderExcluir