quinta-feira, agosto 07, 2008

Pavê Crocante de Doce de Leite


Não sou muito de sobremesas, pospasto, gosto mesmo depois da mesa é de tirar um bom cochilo, cesta... para mim, o complemento das refeições se chama: CAMA.
Aqui neste post vou fugir a regra, primeiro quero ilustrar todo o cenário que me fez degustar esta sobremesa que vem logo abaixo: Em meados de junho, em uma visita maravilhosa ao Rio de Janeiro, depois de percorrer alguns kilometros de maravilhas no Jardim Botânico, nada como repor as energias no Restaurante Filé de Ouro... agora, é só andar mais um pouquinho pela Rua Jardim Botânico que chegaremos ao famoso local. Primeiro pedido: Chop e Bolinhos de Bacalhau... huuuummm continuam deliciosos. Estávamos, eu, Cau, e uma companhia de paladar apurado, nossa prima Ilma, então deixamos por conta dela a sugestão do prato principal: Filé, arroz, feijão, batata portuguesa e farofa de ovo... meu Deus, já estou de água na boca!!! Mais uma vez ela acertou em cheio, o Filé continua o mesmo dos tempos que eu o conheci e o serviço também. Agora a pergunta: “Uma sobremesa?”. Como eu já disse antes, não sou muito chegada a “ela”, porém mais uma vez aceitamos a sugestão da prima: Pavê Crocante de Doce de Leite. Degustei com Cau aquela maravilha de pavê, realmente sensasional! Por estas e outras que nossas férias foram MA-RA-VI-LHO-SAS. Voltei para Salvador com o desejo na boca, tanto do Filé quanto do Pavê. Confesso que sou mais chegada a cozinhar Salgados, até por causa da minha preferência, mas desta vez resolvi fazer uma réplica, um cover deste pavê. O Filé? Fica para outro post.


Primeiro passo: pesquisas na net, acabei descobrindo o fornecedor, http://www.dinorma.com.br/, entrei em contato... mas... na Bahia nada de Pavê, muito menos pra comer !!! Vou me aventurar e ver no que dá. Deu tudo, ou quase tudo certinho, as “cobaias” que provaram são suspeitas (loucas por doces) e aprovaram a iguaria. Vamos a ela...





Ingredientes:



250g de manteiga sem sal
250g de açúcar
2 gemas peneiradas (não vale gema crua)
1 cl de sopa de baunilha
2 cl de sopa de rum claro
2 latas de creme de leite sem soro

Bater na batedeira a manteiga e o açúcar até obter um creme quase branco. A solução para não correr o risco de uma salmonelose é cozinhar a gema, ou usar gema liofilizada (pó). A partir daí incorporá-las no creme e continuar batendo. Acrescentar os demais ingredientes sem bater.
Nesta receita eu usei macadâmia brasileira (maravilhosa)
BISCOITO MARIA OU MAISENA
DOCE DE LEITE CREMOSO DE SUA PREFERÊNCIA
Montagem do Pavê: Fazer camadas de biscoito, creme, doce de leite, biscoito, creme, doce de leite, crocante.
Esta receita deverá ser preparada 24 horas antes de ser servida. Bom apetite!
OBS.: A pedidos do leitores uma dica:
Para cozinhar a gema, pode usar a imaginação com qlq outro ingrediente, eu fico com leite condensado, e ao acrescentar à mistura deixo ficar em temperatura ambiente.
Ass. Sara





CREME DE BAUNILHA / CREME DA TORTA HOLANDESA:

18 comentários:

  1. Amiga, vc, como sempre, é divina na cozinha também. O pavê estava sensacional!!! Comi a sobremesa devagar, saboreando cada pedaço, como se fosse o último. Quando dei por mim, que pena, já tinha acabado!!! Vocês estão de parabéns !!!

    ResponderExcluir
  2. Sara, fiquei daqui só no desejo daquele filé maravilhoso (não sei quando vou provar de novo) e desse pavê. Mas um dia desses vou me atrever a fazer e vamos ver no que vai dar. Ele vai ficar na fila das sobremesas que pretendo fazer aqui: espumone, torta de limão... Muito legal, adorei!! Beijos pra você e pro meu cunhadinho

    ResponderExcluir
  3. ola. não entendi no pave crocante como pode 2 gemas peneiradas mas não pode ser cru,como são então cozidas e como peneira?

    ResponderExcluir
  4. Ola,boa tarde!!!
    Eu adoro essa torta, gostaria muito de faze-la ,mas assim como o comentario acima, tbm nao entendi como a gema deve ser preparada para esta receita...

    ResponderExcluir
  5. Amiga me parece maravilhosa essa receita,estou louca pra fazer e comer, mas tb ñ entendi como faço com a gema. Posso cozinhar o ovo todo e depois esfarelar ela? Ñ entendi mesmo. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada por esse pavê crocante. Já estudei várias receitas para ter coragem de montar essa delícia. Quanto a dica de cozinhar a gema no leite condensado, achei ótimo, mas a minha dúvida é saber se temos que montar esse pavê naquela forma que desenforma. Adorei seu blog, já adicionei aos meus favoritos. Até a próxima, Vovó Cristina.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde!!
    Eu tambem nao entendi como vou cozinha as gemas gostaria de uma explicaçao mais detalhada de como preparar as gemas.
    Obrigado, sheila

    ResponderExcluir
  8. Sou apaixonada por esse pavê crocante. Quanto a dica de cozinhar a gema no leite condensado, achei ótimo, mas a minha dúvida é a receita nao leva leite condensDO COMO DEVO PROCEDER ME AJUDE ESTOU LOUCA PARA FAZER ESSE PAVE.
    BEIJOS, SHEILA
    RIO DE JANEIRO (NOVA IGUAÇU)

    ResponderExcluir
  9. Não entendi tb como cozinhar a gema....
    Me explica, por favor!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Cozinheiros de plantão... cozinhem as gemas com 80 ml de leite condensado, deixe esfriar e adicione ao creme... simples assim!!! Boa sorte, qlq dúvida, deixem um e-mail para contato, como anônimos fica difícil respondê-los, um abço, Sara Franco!

    ResponderExcluir
  11. No post de março de 2010 tem um aritgo sobre "as gemas", aproveite para ficar em dia com a ciência, bjos!!! Sara Franco!

    ResponderExcluir
  12. Qual a quantidade do biscoito?
    Obrigada.
    claudiareisbr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. mansur661@hotmai..com22 outubro, 2010 09:53

    Querida Sara
    Perdoe a intimidade, mas quem faz maravilhas como este pavê me faz sentir em casa e íntima, rsrsr.
    Foi fantástica a dica do leite condensado com as gemas para cozinhá-las. Relmente precisamos ter bastante cuidado.
    Vou fazer e te falo depois.
    Grande beijo e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite!

    Gostaria de saber se é necessário molhar o biscoito no leite como fazemos no pavê normal?
    Obrigada.
    meu e-mail:
    claudia.marcia@oi.com.br

    ResponderExcluir
  15. Turma desculpe a demora... imagino até que já tiveram suas próprias experiências com este Pavê, mas em todo caso irei respondê-las:
    1)Claudia Marcia, não precisa molhar o biscoito no leite.
    2)Claudia Reis, basta comprar um pct de biscoito maria e vc usa em média 2 partes (geralmente o pct vem com 3 embalados)
    3)Mansur661, espero que tenha saído td direitinho com o seu pavê.
    Obrigada pelos comentários e desculpe-me mais uma vz a demora em retorná-los, um BJO E UM FELIZ 2011!!!! SARA FRANCO

    ResponderExcluir
  16. mansur661@hotmail.com26 março, 2011 06:59

    Bom dia ao casal.
    Realmente o pavê ficou sensacional.
    Esta firma de tortas é daqui do RJ e conheço bem seu nome. Fazem coisas maravilhosas, mas "nosso", sim nosso, rsrssrs, pavê não deixa nada à desejar.
    Fiz em um evento e as pessoas adoraram, e me encomendaram.
    Hoje vou ao niver de minha sobrinha e lá vai o pavê, para delírio da galera.
    Continuem incentivando e nos ajudando.
    Obrigada pela colaboração e pelo blog de voces.
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  17. Querida curtir muito a sua história, principalmente a parte que se refere ao pavê.Apesar de ser do RJ, até pouco tempo não havia experimentado essa maravilha de pavê,quando passeando c minha mãe no shopping, resolvemos almoçar em seguida pedimos a sobremesa, nosssssssssssa que delícia,fiquei apaixonada; tanto que pedi o telefone do fornecedor(Di Norma).Mas agora vendo sua receita vou me arriscar a fazer, depois te conto o resultado.BJSSSSS feliz 20012!!!!!

    ResponderExcluir