quinta-feira, novembro 22, 2007

Pesto Alla Genovese ou Pesto Genovês



Este é um dos melhores molhos que eu conheço, sua simplicidade, seu sabor forte e vigoroso me conquistou. Descobri o Pesto graças ao plantio de algumas sementes de Basílico no nosso canteiro de ervas. O arbusto cresceu rápido e se multiplicou, suas sementes parecem que voam, e aparecem mudas por todo o jardim. Suas folhas são maiores que o manjericão e seu sabor mais doce e forte. Pesquisando sobre a erva que tomava conta do meu canteiro, encontrei a receita do Pesto Genovês.

A receita que mais me agrada, pela proporção, é do site italiaoggi, porém recomendo fazer no pilão, assim fica fácil quando é para duas pessoas e preserva os perfumes e sabores dos ingredientes.
Nossa massa preferida para degustar com o Pesto é o farfalle, aquela em forma de gravatinha.
Se você não conhece o Pinole, não encontrá-lo ou achá-lo muito caro, troque por Nozes, Castanha de Caju ou do Pará. Nós utilizamos muito as Nozes que dão um leve sabor amargo devido a sua casca.
O Pesto pode ser conservado em geladeira, desde que acondicionado em recipiente hermeticamente fechado e coberto com uma fina camada de azeite. Pode ser usado também com camarão e peixes.

Ingredientes

20 gr. de basílico,
20 gr. de queijo pecorino sardo ralado,
35 gr. de queijo parmesão ralado,
2 dentes de alho,
6 colheres de sopa de óleo de oliva,
12 gr. de pinoli,
1 pitada de sal grosso,


Preparo

Lave e separe as folhas do basílico; Descasque e corte em fatias finas o alho; Coloque no liquidificador, ou processador, o alho com o óleo e bata. Vá acrescentando o basílico, os queijos, os pinolis e o sal.
Cozinhe a massa de sua preferência, escorra-a e coloque-a num recipiente com um pouco da água do cozimento, ou então um pouco de manteiga. Misture o pesto e sirva imediatamente.


E esta é a receita de Sara:
250g de massa,
20 folhas grandes de basílico,
4 colheres de sopa de Pecorino,
4 colheres de sopa de Parmesão,
3 dentes de Alho,
1 xícara de Azeite de oliva,
4 colheres de sopa de nozes moída (aprox. 50g),
1 colher de café de sal grosso,



Preparo – o mesmo procedimento da receita anterior

Curiosidades
  • O verdadeiro "pesto" é feito com folhas de manjericão "florindo".
  • O verbo Pestare significa esmagar, amassar.
  • Para o verdadeiro "pesto" é necessário um almofariz (mortaio em italiano) de mármore e um pilão (pestaio em italiano) de madeira.

Um comentário:

  1. Bom dia.

    Gostaria de saber onde consigo mudas ou sementes de basílico italiano.

    Porventura vocês sabem?

    ResponderExcluir