quarta-feira, julho 01, 2009

Escarola com aliche


Escarola, escarola, escarola...

Esta hortaliça verde e folhuda é originaria da Índia, da família da alface, porém suas folhas são mais escuras e o seu sabor mais amargo. Pode ser consumidas em saladas, sopas, refogadas e como recheio de tortas e pizzas.

Além de nutritiva a escarola tem poucas calorias (20 por cada 100g), pode comer a vontade, 100g de folha é muita folha. Ela é muito rica em vitaminas e sais minerais, contém: Vitamina A, Vitamina E, Selênio, Potássio, Cálcio, Ferro. Além disso, contém muitas fibras, principalmente a celulose, para ajudar a regularizar o funcionamento do intestino.

Aliche ou anchova?

O Aliche como entre nós é conhecido, não passa do Engraulis Encrasicholus Linnaeus, um peixe comumente encontrado no mediterrâneo Cantábrico e nos mares do hemisfério sul. O Aliche também é capturado nas costas da Califórnia e por todo o Pacífico, porém em menos quantidade. Covém ressaltar que as costas do Brasil não são habitadas por essa espécie de peixe.


Porém, existe uma confusão armada no tocante ao seu outro nome Anchova e é comum encontrarmos na feira o peixe "Enchova", peixe azul também, porém de outra família (Gempilideos de nome Pomatus Saltatrix) e de tamanho bem superior, chegando a pesar 15kg. quando adulto. E nos mercados encontramos em conserva a famosa Aliche nacional, ou mais precisamente "Filet de Sardinha Anchovada", que também é um peixe azul, de outra família (Clupeideos de nome Opisthonema Onglinum). Ambos tem sabor forte, tom do corpo prateado, carne escura e a textura parecida com a do Aliche, porém não o são.

Agora a receita...

Depois de falar um pouco dos ingredientes, informação nunca é demais, vamos a esta receita simples e deliciosa!

Espaguete com Escarola e Aliche

Ingredientes:

  • 200 g de espaguete cozido "al dente"
  • 1 maço de escarola picada
  • 3 dentes de alho picado(s)
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 latinha(aprox. 6 filezinhos) de filés de Aliche
  • 2 tomates pelados picados
  • quanto baste de sal
  • quanto baste de pimenta-do-reino branca

Modo de preparo:

Coloque o azeite numa frigideira funda.
Refogue o alho por um minuto, junte os filés de aliche e mexa até desmanchar, acrescente o tomate e aqueça por dois minutos.

Adicione a escarola e refogue até murchar.
Tempere com sal e pimenta à gosto.
Junte o espaguete, mexa bem, aquecendo o macarrão e desligue o fogo.

Observações importantes:

Cuidado com o sal, pois o peixinho da receita é bastante salgado... rs.

Esta receita serve 2 pessoas muito bem.

Nas receitas que pesquisei não havia nada de tomate, este ingrediente foi adicionado por nossa conta e risco. As duas formas ficam ótimas, porém sem o tomate o sabor do Aliche fica mais evidente.

Desculpem por não postar a foto do prato, estávamos com tanta fome no dia que a foto ficou para outra oportunidade.

ass. Carlos

terça-feira, junho 16, 2009

Petit Gâteau de Doce de Leite

Acho que vou aproveitar o tempo livre das férias para preparar algumas receitas do Livro da Carla Pernanbuco, a primeira que sonhava preparar era este Petit Gâteau. Como nas outras receitas deste bolinho maravilhoso, o segredo é o tempo no forno e a temperatura, nesta receita, os dez minutos estão perfeitos e lembrem-se de não encher a forminha toda.
Esta postagem é só paradeixar agua na boca...rs
Receita

200g de doce de leite cremoso,
100g de manteiga,
2 ovos,
2 gemas,
1/4 xícara de açucar,
1/4 xícara de farinha de trigo peneirada,
manteiga para untar,
sorvete de creme para acompanhar

Derreta o doce de leite e a manteiga, junte os ovos, as gemas e misture bem, Acrescente o açucar e a farinha até formar uma massa homogênea.

Unte 6 forminhas com manteiga e distribua a massa. lve ao forno preaquecido a 200 graus e asse po 8 minutos. Sirva quente com o sorvete.
Ass. Carlos

Fácil, Barato, Bonito e Gostoso - Abóbora do Jamie


A velha abóbora ganhou nova cara e sabor, inspirado no Jamie Oliver, fiquei com o desejo de fazer abóbora assada pois ele prepara todo tipo de legumes e verduras no seu forno a lenha e parece super apetitoso. Passeando pelo supermercado encontrei vários tipos de abóbora e simpatizei muito com a Abóbora Paulista pela sua forma e cores, o sabor ainda iria descobrir.Mãos a obra, aproveitei um dia das minhas férias em casa e resolvi experimentar receitas novas, pesquisei um pouco na internet, mas não achei nada conclusivo, então peguei as lembranças do programa do Jamie Oliver e o que eu tinha em casa e fiz a Abobora Assada que vou apelidar de Abóbora do Jamie. Anota a Receita.

INGREDIENTES:

1 abóbora paulista cortada em semi-círculos – é fácil demais, com casca e tudo...

2 cebolas roxas cortada em gomos

2 alhos laminados

Azeite a gosto

Aceto Balsâmico a gosto

Orégano seco, Manjericão fresco picado e Alecrim fresco Picado

Sal grosso

Pimenta a gosto

Semente da abóbora torrada

4 cravos

MODO DE FAZER:

Limpe as sementes da abóbora e torre numa frigideira bem quente com sal e um pouco de azeite. Junte todos os ingredientes numa assadeira, deixando o azeite e o aceto balsâmico por ultimo pois eles é que vão homogeneizar os temperos, misture com uma espátula ou colher, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido por uns 20 minutos, depois tire o alumínio, misture novamente e devolva ao forno sem o papel para dourar. Eu deixei mais 10 minutos mas vá experimentando para ver o ponto, eu prefiro ao dente.

O cheiro das ervas vão perfumar a cozinha e a mesa na hora de servir. Eu queria tomilho e sálvia, mas não tinha em casa e quem é viciado em carne, pode colocar um bacon picadinho.

Ass. Carlos