Não sou muito de sobremesas, pospasto, gosto mesmo depois da mesa é de tirar um bom cochilo, cesta... para mim, o complemento das refeições se chama: CAMA.
Aqui neste post vou fugir a regra, primeiro quero ilustrar todo o cenário que me fez degustar esta sobremesa que vem logo abaixo: Em meados de junho, em uma visita maravilhosa ao Rio de Janeiro, depois de percorrer alguns kilometros de maravilhas no Jardim Botânico, nada como repor as energias no Restaurante Filé de Ouro... agora, é só andar mais um pouquinho pela Rua Jardim Botânico que chegaremos ao famoso local. Primeiro pedido: Chop e Bolinhos de Bacalhau... huuuummm continuam deliciosos. Estávamos, eu, Cau, e uma companhia de paladar apurado, nossa prima Ilma, então deixamos por conta dela a sugestão do prato principal: Filé, arroz, feijão, batata portuguesa e farofa de ovo... meu Deus, já estou de água na boca!!! Mais uma vez ela acertou em cheio, o Filé continua o mesmo dos tempos que eu o conheci e o serviço também. Agora a pergunta: “Uma sobremesa?”. Como eu já disse antes, não sou muito chegada a “ela”, porém mais uma vez aceitamos a sugestão da prima: Pavê Crocante de Doce de Leite. Degustei com Cau aquela maravilha de pavê, realmente sensasional! Por estas e outras que nossas férias foram MA-RA-VI-LHO-SAS. Voltei para Salvador com o desejo na boca, tanto do Filé quanto do Pavê. Confesso que sou mais chegada a cozinhar Salgados, até por causa da minha preferência, mas desta vez resolvi fazer uma réplica, um cover deste pavê. O Filé? Fica para outro post.
Primeiro passo: pesquisas na net, acabei descobrindo o fornecedor,
http://www.dinorma.com.br/, entrei em contato... mas... na Bahia nada de Pavê, muito menos pra comer !!! Vou me aventurar e ver no que dá. Deu tudo, ou quase tudo certinho, as “cobaias” que provaram são suspeitas (loucas por doces) e aprovaram a iguaria. Vamos a ela...
Ingredientes:
250g de manteiga sem sal
250g de açúcar
2 gemas peneiradas (não vale gema crua)
1 cl de sopa de baunilha
2 cl de sopa de rum claro
2 latas de creme de leite sem soro
Bater na batedeira a manteiga e o açúcar até obter um creme quase branco. A solução para não correr o risco de uma salmonelose é cozinhar a gema, ou usar gema liofilizada (pó). A partir daí incorporá-las no creme e continuar batendo. Acrescentar os demais ingredientes sem bater.
Nesta receita eu usei macadâmia brasileira (maravilhosa)
BISCOITO MARIA OU MAISENA
DOCE DE LEITE CREMOSO DE SUA PREFERÊNCIA
Montagem do Pavê: Fazer camadas de biscoito, creme, doce de leite, biscoito, creme, doce de leite, crocante.
Esta receita deverá ser preparada 24 horas antes de ser servida. Bom apetite!
OBS.: A pedidos do leitores uma dica:
Para cozinhar a gema, pode usar a imaginação com qlq outro ingrediente, eu fico com leite condensado, e ao acrescentar à mistura deixo ficar em temperatura ambiente.
Ass. Sara
CREME DE BAUNILHA / CREME DA TORTA HOLANDESA: