O bom baiano adora pimenta, farinha e dendê...
Como Fazer a Conserva:
Use luvas plásticas para manter a higiene dos produtos e se proteger do ardor das pimentas.
Compre pimentas variadas na feira, quanto mais cores e formas melhor, não pode faltar a malagueta e a de cheiro, e que estejam novinhas. Lave-as e faça pequenos furos em cada uma com a ponta de um palito ou uma faca, isto vai ajudar o óleo penetrar e tirar o melhor da pimenta.
Escolha um bom frasco cuja tampa feche bem, pois vazamento é ruim para a conservação e para quem manipula. Faça a higienização que é muito importante para a conservação.
Fatie alguns dentes de alho e pedaços gengibre que irão perfumar e dar mais sabor à conserva. Acomode as pimentas no frasco deixando que elas ocupem todos os espaços e vá intercalando um pouco de sal marinho e os pedaços de alho e gengibre.
Apos o frasco estar preenchido com as pimentas, coloque uma dose de cachaça ou conhaque, o que preferir ou tiver em casa. Depois enche o frasco com óleo, eu utilizo 50% de Oliva e 50% de milho ou soja. Fecha o frasco bem forte e guarda por uns 15 dias antes de usar, durante estes 15 dias pode ir virando o frasco de ponta/cabeça e completando o óleo, pois a medida que ele vai penetrando nas pimentas, o seu nível cai e as pimentas não podem ficar descobertas.