quarta-feira, maio 07, 2008

RISOTO DE CHARQUE (carne de sertão)



Os garndes Chefs sempre falam de adaptar receitas internacionais com ingredientes nacionais, eu fiz a minha parte, associei o Risoto Italiano ao Charque, conhecido aqui na Bahia como carne de Sertão. Eu já fiz esta receita três vezes e cada vez gosto mais dela.
Rendimento: 3 pessoas

Ingredientes

200 gr de charque dessalgado e picado
50 gr de bacon picado
200 gr de arroz arbóreo ou carnaroli
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picado
Coentro - talo e folhas picados finamente, deixe-os separados.
Salsa picada( somente as folhas)
Azeite de oliva
2 colheres de manteiga
1 xícara de vinho branco
1 litro de caldo de carne (receita a gosto)
2 colheres de sopa de parmesão
Sal e pimenta do reino a gosto
Pimentão vermelho e amarelo picado (pedaços grandes)
Modo de Preparo

Refogado de charque

Refogue o alho e o bacon, assim que o perfume do alho subir, acrescente o charque e deixe reforgar por uns dois minutos para acrescentar a cebola e os talos do coentro. Quando a cebola começar a ficar cozida acrescente os pimentões e após o seu cozimento acrescente meia xícara do vinho e cozinhe até o vinho evaporar e o charque estiver bem cozido. Reserve.


risoto

Coloque o caldo de carne para aquecer. Refogue o restante da cebola e do alho com metade da manteiga em fogo baixo até que a cebola esteja transparente. Coloque o arroz sem lavar e frite por cerca de 3 minutos mexendo sem parar. Acrescente o vinho e misture até evaporar. Junte o caldo de carne em quantidade suficiente para cobrir o arroz. Quando o caldo começar a secar, repita o procedimento (cerca de 20 minutos) até que o arroz esteja al dente.
Assim que o arroz estiver "al dente", acrescente o refogado de charque e acrescente mais uma concha do caldo de carne e deixe evaporar.. Apague o fogo, deixe descansar por uns cinco minutos, coloque a manteiga restante e o parmesão, misture sem parar até tudo estar bem incorporado. Acerte o sal e coloque um pouco de pimenta-do-reino e misture novamente. Sirva e polvilhe o coentro e salsa a gosto.

Dica:
- acrescente o caldo ao arroz sempre concha-a-concha e com o líquido sempre fervente e não deixe que o caldo seja totalmente absorvido.
ass. Carlos