quarta-feira, julho 01, 2009

Escarola com aliche


Escarola, escarola, escarola...

Esta hortaliça verde e folhuda é originaria da Índia, da família da alface, porém suas folhas são mais escuras e o seu sabor mais amargo. Pode ser consumidas em saladas, sopas, refogadas e como recheio de tortas e pizzas.

Além de nutritiva a escarola tem poucas calorias (20 por cada 100g), pode comer a vontade, 100g de folha é muita folha. Ela é muito rica em vitaminas e sais minerais, contém: Vitamina A, Vitamina E, Selênio, Potássio, Cálcio, Ferro. Além disso, contém muitas fibras, principalmente a celulose, para ajudar a regularizar o funcionamento do intestino.

Aliche ou anchova?

O Aliche como entre nós é conhecido, não passa do Engraulis Encrasicholus Linnaeus, um peixe comumente encontrado no mediterrâneo Cantábrico e nos mares do hemisfério sul. O Aliche também é capturado nas costas da Califórnia e por todo o Pacífico, porém em menos quantidade. Covém ressaltar que as costas do Brasil não são habitadas por essa espécie de peixe.


Porém, existe uma confusão armada no tocante ao seu outro nome Anchova e é comum encontrarmos na feira o peixe "Enchova", peixe azul também, porém de outra família (Gempilideos de nome Pomatus Saltatrix) e de tamanho bem superior, chegando a pesar 15kg. quando adulto. E nos mercados encontramos em conserva a famosa Aliche nacional, ou mais precisamente "Filet de Sardinha Anchovada", que também é um peixe azul, de outra família (Clupeideos de nome Opisthonema Onglinum). Ambos tem sabor forte, tom do corpo prateado, carne escura e a textura parecida com a do Aliche, porém não o são.

Agora a receita...

Depois de falar um pouco dos ingredientes, informação nunca é demais, vamos a esta receita simples e deliciosa!

Espaguete com Escarola e Aliche

Ingredientes:

  • 200 g de espaguete cozido "al dente"
  • 1 maço de escarola picada
  • 3 dentes de alho picado(s)
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 latinha(aprox. 6 filezinhos) de filés de Aliche
  • 2 tomates pelados picados
  • quanto baste de sal
  • quanto baste de pimenta-do-reino branca

Modo de preparo:

Coloque o azeite numa frigideira funda.
Refogue o alho por um minuto, junte os filés de aliche e mexa até desmanchar, acrescente o tomate e aqueça por dois minutos.

Adicione a escarola e refogue até murchar.
Tempere com sal e pimenta à gosto.
Junte o espaguete, mexa bem, aquecendo o macarrão e desligue o fogo.

Observações importantes:

Cuidado com o sal, pois o peixinho da receita é bastante salgado... rs.

Esta receita serve 2 pessoas muito bem.

Nas receitas que pesquisei não havia nada de tomate, este ingrediente foi adicionado por nossa conta e risco. As duas formas ficam ótimas, porém sem o tomate o sabor do Aliche fica mais evidente.

Desculpem por não postar a foto do prato, estávamos com tanta fome no dia que a foto ficou para outra oportunidade.

ass. Carlos